Salada Caesar

>
Vamos saber um pouco sobre a Salada Caesar
A Caesar Salada, também conhecida em Portugal como Salada César, é uma variante de salada realizada com alface romana e croûtons temperados com azeite de oliva, ovo, suco de limão, molho inglês e pimenta preta. O inventor dessa salada foi César Cardini.
Existem muitas versões a respeito da origem da Caesar Salad. A mais conhecida e habitualmente considerada é que a salada terá sido criada por um chef mexicano de origem italiana chamado César Cardini. Cardini, cujo sobrenome está relacionado com a culinária do famoso Hotel Peñafiel de Tehuacán, Puebla (México) viajou a Tijuanaa um concurso gastronômico onde sua salada resultou premiada.
Outra versão se diz que foi criada em uma das cidades de Tijuana ou Ensenada (México) pelo chef Livio Santini de origem italiano no final da década de 1930, na cozinha do restaurante do Hotel Caesar's, propriedade de César Cardini, também de origem italiano.
Esta versão narra como uns pilotos norte-americanos chegaram ao hotel e pediram uma simples salada, e a falta de tomates ou outros ingredientes típicos, o Chef Santini seguiu uma velha receita familiar com a que sua mãe os alimentava no sul da Itália em tempos difíceis; uma salada romana, ovos, pequenos pedaços de pão fritos com azeite, queijo seco, azeite de oliva, umas gotas de molho inglesa e suco de limão. A salada foi todo um sucesso e foi denominada inicialmente como "salada dos aviadores", e com o tempo César Cardini registrou-a como própria e a internacionalizou.
Com o tempo a receita tem sido modificada para degustá-la com frango, anchovas, pão frito, bacon, camarões e muitos outros ingredientes que a enriqueceram.
Croûton (do francês croûte, "crosta") é um pequeno pedaço de pão, frito ou assado com óleo ou manteiga, utilizado para acompanhar sopas ou saladas.
Uma das minhas favoritas saladas e a que costumo pedir quando vou  jantar  ou almoçar fora.
Ingredientes:
Para os croutons:
2 dente de alho
Uma pitada de sal
3 colheres de sopa de azeite virgem
2 xícaras de baguette francês fatias cortadas em cubos de 1 / 2 polegada (pão branco funciona também)
Para a salada:
1 ovo grande
1 colher de molho de inglês
3 colheres de sopa de sumo de limão fresco
1/2 dente de alho, esmagado
1 pitada de sal
1 / 2 colher de chá de pimenta do reino
1 - 1 / 2 colheres de chá de pasta de anchova ou 4 anchovas
1 colher de chá alcaparras
1 colher de chá de mostarda Dijon
1 / 3 xícara de azeite virgem
2 cabeças médias de alface romana - desfolhada
1 / 3 xícara de queijo parmesão - ralado
Ingredientes para Preparar:
Os croutons - Aqueça o forno a 350 graus. Esmagar o alho com o lado de uma faca de chef (muito cuidado) ou com um espremedor de alho. Divida o baguette e corta o em meia polegada em cubos. Reserve
Preparar a salada - Também esmague o alho. Se você estiver usando anchovas de lata , tire uma ou duas , uma e 1 / 2 colhere de chá de molho de inglês. Rale o queijo parmesão. Reserve
Como Preparar
Croutons - Misture o alho, azeite, sal e cubos de pão em uma tigela. Misture até que os cubos fiquem revestidos uniformemente. Espalhe os cubos revestidos em uma assadeira e asse até os croutons ficarem dourados. Isso deve levar cerca de 10 minutos.
Para fazer a salada - Leve uma panela de água para ferver , adicione o ovo e cozinhe por apenas 45 segundos .... Não mais.  Retire do fogo e deixe esfriar.
Enquanto isso, misture o molho inglês, o suco de limão, alho sal e pimenta, anchovas, alcaparras e mostarda em uma tigela. Descasque os  ovos e adicione a estes ingredientes. Bata até ficar homogêneo.
Agora, a parte complicada. Lentamente, adicione o óleo em um fluxo constante, enquanto constantemente bater novamente até ficar homogêneo. Motivo: se você adicionar o óleo muito rapidamente, ele ficara separado do molho.
Para servir:
Rasgue a alface em pedaços 02/01 polegadas e adicione em um recipiente grande (de madeira, se tiver um). Adicione metade do molho, misture, adicione restante molho, queijo parmesão e croutons e misture novamente. Sirva em pratos refrigerados.

4 comentários:

Daniana Bittencourt disse...

Que salada mais deliciosa! Amei.
Abraço, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Receitas da Marcela disse...

Olá Tati, demorei mais vim fazer a visita no seu blog. Realmente ele é lindo, tem muitas coisas legais e interessantes.

Amei essa receita de salada, vou experimentar esse final de semana.

Beijos

http://cozinhadamarcela.blogspot.com

Vanessa disse...

Oi adorei seu blog!!!!!
Tem selinho lá no meu blog pra você tá!!!Entra lá e pega ok!!!Bjs e Parabéns!!!

Tati disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

PASSO a PASSO Como fazer calda de caramelo

calda01Em uma panela grande, coloque 1 xícara (chá) de açúcar. Leve ao fogo baixo, deixando derreter suavemente.
calda02Quando estiver bem dourado, junte meia xícara (chá) de água fervente e mexa com uma colher de pau. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar.
calda03Forre com esta calda uma fôrma com furo central (19 cm de diâmetro).
calda04Despeje a mistura preparada (pudim, por exemplo) até no máximo 3 dedos abaixo da borda da fôrma caramelizada.
calda05Desenforme num prato de servir de bordas ligeiramente altas para que a calda não escorra. Se as bordas permanecerem grudadas, afaste-as delicadamente com as mãos ou com a ponta de uma faca, para o ar penetrar e o pudim desprender.
DICAS e TRUQUES Cozinha NESTLÉ

Passa a Passo - Massa de Biscoito - Como fazer


Massa de preparo rápido, é feita com 1 pacote de biscoito tipo maizena (200g), no lugar da farinha. Torta de limão com essa massa, fica uma delícia.
Comece triturando aos poucos os biscoitos num liquidificador, usando o modo pulsar, para que se forme uma farofa.
Image1Image2
Derreta numa panela, 1/2 pacote de manteiga (100g).
Depois que derreter, coloque a farofa de biscoitos e vá mexendo com uma colher de pau, até a manteiga incorporar e umedecer a farofa.
Image3
Misture bem até que a massa fique homogênea
Image4
Despeje a farofa numa forma que possa ir ao forno e com a mão espalhe a massa, pressionando um pouco, de maneira a forrar toda a forma. Com uma colher nivele a massa.
Image5
Leve ao forno em temperatura alta para assar por 15 minutos, ou até ficar dourado.
Pronto!
Com ela você poderá fazer uma torta de chocolate, limão, laranja, morango ou a fruta de sua preferência.
Obs: Todas as fotos dessa receita foram tiradas do blog :
Rainha do lar
mrec