Varias Receitas de Pão-de-Ló

>


Recebi varias receitas de Pão-de-ló de minha amiga Cris Gibson.
Então resolvi passar para vocês.
Mas antes vamos saber...o que é o Pão-de-ló?
Pão-de-ló (também chamado de bolo esponjoso) é um bolo (por vezes, pode ser considerado um doce) à base de ovos, açúcar e farinha de trigo. Em Portugal, existem variedades regionais de pão-de-ló que se tornaram símbolos dessas regiões, como o de Alfeizerão, o de Ovar e o de Margaride.
Ainda em Portugal, existe uma receita de bolo chamado "pão-de-ló à brasileira", bastante diferente dos tradicionais, principalmente por levar muito menos ovos.
Na Itália, o mesmo bolo chama-se Pan di Spagna, pão de Espanha.
O bolo mais parecido com o pão-de-ló da culinária de Inglaterra e outros paises de idioma inglês, inclusive da culinária dos Estados Unidos da América, é o sponge cake.
Os primeiros portugueses que chegaram ao Japão no século XVI levaram consigo a receita do pão-de-ló, também chamado pão de Castela. Uma receita do mesmo, refinada ao longo dos séculos, tornou-se num dos doces mais típicos do Japão, o Kasutera.
O pão-de-ló de Alfeizerão
Alfeizerão é conhecida pelo seu famoso pão-de-ló, autêntico "ex libris" da terra, que o jornal "Ecos do Alcoa" designava, em 1932, por "pão-de-ló da tia Amália".
O pão-de-ló de Ovar
Ovar também é conhecida pelo seu pão-de-ló, especialidade regional que, do mesmo modo, é considerada como "ex libris" da cidade.
Bom agora que aprendemos um pouco sobre esse maravilhoso bolo vamos as receitas:

Pão-de-ló
Receita clássica
Ingredientes:
08 ovos
02 xícaras(chá) de açúcar
02 xícaras e 1/2 (chá)de farinha de trigo
02 colheres de sopa de margarina.
Obs: a receita original não leva fermento.
Preparo:
Bater por 10 minutos as claras na batedeira (em velocidade rápida) ou por 20 minutos na mão (com batedor de arame). Em seguida, acrescentar os ovos com o açúcar e bater levemente com o batedor de arame. Transferir para uma panela e levar ao fogo baixo. Esquentar de leve, sem mexer. Passar para uma tigela grande (cresce bastante, naturalmente), despejando sem raspar. Misturar a farinha de trigo (peneirada) e a margarina, misturando levemente com o batedor de arame. Despejar em forma untada e assar no forno a 180° graus por 40 ou 50 minutos. Deixar esfriar completamente antes de servir ou utilizar em outra receita (rocambole, por exemplo).

Pão-de-ló de Fécula de Batata
Ingredientes:
- 4 unidade(s) de ovo
- 1 xícara(s) (chá) de açúcar União
- 1 xícara(s) (chá) de fécula de batata
- 1 unidade(s) de limão espremido(s)
- 1 colher(es) (café) de sal
Modo de preparo:
Unte uma assadeira sem canudo no centro. Forre o fundo com papel manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Bata as gemas com o açúcar até obter uma gemada muito clara e durinha. Acrescente a fécula de batata e o suco de limão. Por último misture delicadamente, com uma colher de pau, as claras batidas, em ponto de picos moles, com a pitada de sal. Espalhe a massa na fôrma. Asse no forno pré-aquecido por meia hora, em temperatura baixa. Deixe esfriar.

Pão-de-ló diet de chocolate com sorvete
Ingredientes:
Para o Pão-de-Ló
4 claras
4 gemas
4 colheres (sopa) de adoçante
Para forno e fogão
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de cacau em pó sem açúcar
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
Para rechear:
1/2 xícara (chá) de laranja
1 pote de sorvete diet de morango (500 g)
5 colheres (sopa) de geléia diet de morango
Morangos para decorar
Modo de fazer:
Bata as claras em neve e, depois, junte as gemas e o adoçante. Adicione a farinha peneirada com o cacau e o fermento e misture delicadamente. Despeje em uma assadeira untada e enfarinhada e asse em forno baixo. Retire do forno e deixe esfriar. Monte o bolo. Forre uma fôrma de bolo inglês com papel-alumínio, de maneira que sobre papel nas laterais. Corte o pão-de-ló em três no sentido longitudinal. Coloque uma delas na fôrma. Regue com o suco e espalhe uma camada de sorvete. Cubra com a segunda parte do bolo e repita a operação. Finalize com a última parte de bolo e cubra com a sobra de papel-alumínio. Leve ao freezer por quatro horas. Amorne a geléia em banho-maria e reserve. Desenforme o bolo e retire o papel-alumínio. Pincele a superfície do bolo com a geléia e decore com morangos.
Rendimento:
10 porções
Dica:
Use outros tipos de fruta vermelha para mudar o sabor. Sorvete e geléia diet de amora, cereja ou framboesa são bem-vindos.

Pão de Ló de Iogurte
Ingredientes:
4 ovos (claras separadas)
2 copos tipo requeijão de açúcar
1 copo tipo requeijão de farinha de trigo
1 copo tipo requeijão de fubá
1 copo tipo requeijão de óleo
1 copo tipo requeijão de iogurte natural
1 colher (sopa) de fermento em pó
açúcar e canela para polvilhar
Modo de Fazer:
Na vasilha da batedeira, coloque as claras e bata em neve. Com a batedeira ligada, acrescente as gemas uma a uma e o açúcar aos poucos. Bata até obter um creme.
Adicione o óleo e o iogurte. Desligue. Junte a farinha e o fubá peneirados previamente. Misture delicadamente. Agregue o fermento peneirado.
Coloque a massa obtida em assadeira redonda n° 28 untada e polvilhada.

Pão de Ló de laranja bySandra Zarpelon
Pão de Ló de Laranja: 5 ovos (claras separadas) , 1 ½ xícaras (chá) de açúcar, 2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo , 1 colher (sopa) de fermento em pó , 1 xícara (chá) de suco de laranja, 1 colher ( sobremesa) de raspas de laranja, Suco de laranja para regar o bolo.
Sugestão de cobertura
Glacê de limão: 1 xícara de Açúcar de Confeiteiro peneirado, Suco de Limão.
Junte suco de limão ao açúcar e misture até obter uma consistência cremosa. Se a mistura estiver muito seca, use mais suco, se estiver muito líquida, junte mais açúcar peneirado. Espalhe uma camada fina sobre o bolo (totalmente frio) com uma faca. Use imediatamente, porque o glacê seca. Decore com gomos de laranja.
Modo de Fazer:
Na vasilha da batedeira coloque as claras e bata em neve. Com a batedeira ligada, junte as gemas (uma a uma), o açúcar (aos poucos) e o suco de laranja. Misture. Agregue a farinha e o fermento em pó, misturando delicadamente. Coloque em uma assadeira untada e polvilhada. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 40 minutos. A seguir, desenforme e deixe esfriar. Corte o bolo ao meio e empregue o recheio (frio). Decore com os gomos de laranja e o açúcar de confeiteiro.
Sandra Regina Zarpelon / Consultora Técnica em Qualidade e Segurança Alimentar email:srzarpelon@gmail.com

Pão de ló de limão by Márcia Rocha
Massa:
6 ovos inteiros
6 colheres (sopa) de açúcar
8 colheres (sopa) de farinha de trigo
½ colher (chá) de fermento em pó
Preparo da massa: Peneirar em uma vasilha a farinha e o fermento em pó;Na batedeira, junte os ovos com o açúcar e bata até dobrar o volume;Retire da batedeira e adicione delicadamente a mistura já peneirada;Coloque em assadeira untada e forrada com papel manteiga, leve ao forno pré-aquecido em 180 ºC por 5 a 10 minutos, deixe esfriar, desenforme e corte no formato desejado;
PARA O 2° RECHEIO E COBERTURA
500ml. de chantily batido
2 caixinhas de morango
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
MONTAGEM:
Corte o pão de ló ao meio, coloque uma parte no prato que vai montar, coloque uma camada de creme morango picado, uma camada de massa folhada, uma camada de chantily outra camada de morango picado, outra placa de massa folhada, outra camada de creme, mais morango picado e a outra parte do pão de ló, decore com o chantily, os morangos inteiro e alguns pedaços de massa folhada polvilhadas com o açúcar de confeiteiro.

Pão de Ló de Fubá
Bate no liquidificador:
¾ de copo de óleo
1 copo de leite
3 ovos inteiros
Sem parar de bater, adicione:
2 copos de açúcar
1 pitada de sal
1 copo de farinha de trigo
1 copo de fubá
Duas colheres de chá de erva doce ( se quiser)
1 colher de sopa de fermento em pó
Unte uma forma redonda com margarina e farinha de trigo e despeje aí a massa do bolo. Cubra com uma camada de canela misturada com açúcar e leve para assar no forno quase frio. Deve ser assado no fogo baixo por uns quarenta minutos ou mais, dependendo do forno. Não pode ter pressa de assar este bolo.
Não pode ser desenformado por causa da casquinha que se forma em cima. Pode-se servir na própria forma ou cortá-lo em pedaços.Fica muito bom para tomar no café ou lanche da tarde. OBS: como medida usei o copo de requeijão.

PÃO DE LÓ EXCELENTE DA MÃE DA NINA
Ingredientes:
COPO MEDIDA DE REQUEIJÃO
4 Copos de . Farinha de . TRIGO
3 Copos de. AÇÚCAR
7 Ovos grandes
1 Copos. SUCO DE LARANJA
1 Copo de Oleo
2 Colheres de Fermento Royal
MODO DE FAZER;
BATER AS CLARAS EM NEVE PONTO DURO, ACRESCENTAR AS GEMAS E CONTINUAR A BATER ATÉ DOBRAR DE VOLUME.COM A VELOCIDADE BAIXA DA BATEDEIRA ACRESCENTAR O AÇÚCAR AOS POUCOS. FORA DA BATEDEIRA, ACRESCENTAR, O OLEO, O SUCO DE LARANJA ALTERNANDO COM A FARINHA DE. TRIGO ,
MEXENDO DEVAGAR ATÉ FICAR HOMOGÊNEA A MASSA. POR ÚLTIMO ACRESCENTAR O F. ROYAL. ASSAR EM FORMA UNTADA, FORMA GRANDE. FORNO MÉDIO ATÉ O PALITO SAIR LIMPO.
Obs: SE PREFERIR PODE USAR EM VEZ DE SUCO DE LARANJA, LEITE!
Cris Gibson

4 comentários:

rosangelasuano disse...

AMIGA AMEI SUAS RECEITAS SAO DELICIOSAS ESTAVA PRECISANDO
DE MASSA DE PAO DE LO E ACHEI
NO SEU BLOG E CLARO ACHEI OUTRAS
QUE GOSTEI MUITO.PARABENS.

DEUS PROTEJA VOCE TB!!!!!!!!

BJUSSSSS

Anônimo disse...

Adorei as receitas.
Vou testá-las uma a uma.
Beijo
Vania

Alex disse...

Olá!

Primeiramente gostaria de parabenizar e agradecer pela gentileza em postar as receitas no blog. Gostaria de saber também qual dessas receitas é a receita da foto do bolo no início da página.

Obrigado.
Alex Fabiano

e-mail : alexfroeslew@yahoo.com.br

Sara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Minha Familia


Related Posts with Thumbnails

PASSO a PASSO Como fazer calda de caramelo

calda01Em uma panela grande, coloque 1 xícara (chá) de açúcar. Leve ao fogo baixo, deixando derreter suavemente.
calda02Quando estiver bem dourado, junte meia xícara (chá) de água fervente e mexa com uma colher de pau. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar.
calda03Forre com esta calda uma fôrma com furo central (19 cm de diâmetro).
calda04Despeje a mistura preparada (pudim, por exemplo) até no máximo 3 dedos abaixo da borda da fôrma caramelizada.
calda05Desenforme num prato de servir de bordas ligeiramente altas para que a calda não escorra. Se as bordas permanecerem grudadas, afaste-as delicadamente com as mãos ou com a ponta de uma faca, para o ar penetrar e o pudim desprender.
DICAS e TRUQUES Cozinha NESTLÉ

Passa a Passo - Massa de Biscoito - Como fazer


Massa de preparo rápido, é feita com 1 pacote de biscoito tipo maizena (200g), no lugar da farinha. Torta de limão com essa massa, fica uma delícia.
Comece triturando aos poucos os biscoitos num liquidificador, usando o modo pulsar, para que se forme uma farofa.
Image1Image2
Derreta numa panela, 1/2 pacote de manteiga (100g).
Depois que derreter, coloque a farofa de biscoitos e vá mexendo com uma colher de pau, até a manteiga incorporar e umedecer a farofa.
Image3
Misture bem até que a massa fique homogênea
Image4
Despeje a farofa numa forma que possa ir ao forno e com a mão espalhe a massa, pressionando um pouco, de maneira a forrar toda a forma. Com uma colher nivele a massa.
Image5
Leve ao forno em temperatura alta para assar por 15 minutos, ou até ficar dourado.
Pronto!
Com ela você poderá fazer uma torta de chocolate, limão, laranja, morango ou a fruta de sua preferência.
Obs: Todas as fotos dessa receita foram tiradas do blog :
Rainha do lar