MOQUECA CAPIXABA- by JB

>

JB
MOQUECA CAPIXABA
Segundo os Dicionários a palavra corretamente escrita seria Moqueca Capixaba. Ocorre que os Dicionários registram Moqueca com “o”, como sendo um simples ensopado de Peixe. E, a Muqueca Capixaba e muito mais que um simples ensopado.

APRENDA AQUI COMO PREPARAR O PRATO TRADICONAL DA CULINÁRIA CAPIXABA
INGREDIENTES:
2 kg de peixe fresco. (Badejo, Papaterra, Pargo ,Robalo ou Cação).
½ Kg de camarão descascado
4 a 5 maços de coentro.
4 maços de cebolinha verde
2 cebolas brancas pequenas.
Tomate a gosto.
2 limões.
Azeite doce
Colorau
Pimenta a gosto.
MODO DE FAZER:
- Limpe bem o peixe, corte-o em postas, lave com o suco de 2 limões e deixe-o em uma vasilha com sal e alho, por pelo menos 1 hora.
Em uma panela de barro (tipo grande), coloque um pouco da tintura de urucum (umas três coleres de sopa — ou, para quem não tem a tintura, três colheres de sopa de óleo de colorau). Refogue metade da cebola e acrescente o tomate batido, e deixe apurar. Se gostar de pimenta, pode juntá-las nesse momento.
Retire as postas de peixe da vasilha, separe a cabeça e o rabo para preparo do pirão, e vá arrumando-as na panela. Vire as postas de um lado para outro na panela, arrumando de modo que não fiquem umas por cima das outras.
Depois de arrumar as postas, coloque por cima os camarões, limpos e lavados. Por cima coloque o suco de 2 limões, os tomates picados, o restante da cebola, o coentro picadinho, azeite extravirgem, mais um tantinho de tintura de urucum (ou colorau), e uma pitada de sal.
Quando começar a abrir a fervura, verifique o sal. Não ponha água, não vire as postas, e cozinhe com a panela bem tampada. Vá verificando o paladar do sal e do limão. Deixe no fogo forte por 20 a 25 minutos. Balance de vez em quando a panela, com auxilio de um pedaço de pano grosso, para que as postas de peixe não agarrem no fundo.

PREPARO DO PIRÃO:
- Com a cabeça e o rabo prepare o pirão.
Use os mesmos temperos da moqueca, reduzindo-os. Proceda da mesma forma, desta vez adicionando de três a quatro copos de água ao peixe. Quando estiver cozido, retire a cabeça e o rabo, e o desfie. Junte o peixe desfiado ao caldo novamente, deixe ferver e quando estiver no ponto máximo de fervura, vá jogando a farinha de mandioca, lentamente, para não embolar, mexendo bem com uma colher de pau.
Molho
- Amasse seis pimentas-malaguetas no suco de dois limões e três colheres de vinagre de boa categoria. Corte uma cebola em fatias bem finas, fazendo o mesmo com o coentro e as cebolinhas, misturando tudo à medida que for regando com o azeite. Se o molho ficar muito picante, coloque um pouco de água.

Nenhum comentário:

PASSO a PASSO Como fazer calda de caramelo

calda01Em uma panela grande, coloque 1 xícara (chá) de açúcar. Leve ao fogo baixo, deixando derreter suavemente.
calda02Quando estiver bem dourado, junte meia xícara (chá) de água fervente e mexa com uma colher de pau. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar.
calda03Forre com esta calda uma fôrma com furo central (19 cm de diâmetro).
calda04Despeje a mistura preparada (pudim, por exemplo) até no máximo 3 dedos abaixo da borda da fôrma caramelizada.
calda05Desenforme num prato de servir de bordas ligeiramente altas para que a calda não escorra. Se as bordas permanecerem grudadas, afaste-as delicadamente com as mãos ou com a ponta de uma faca, para o ar penetrar e o pudim desprender.
DICAS e TRUQUES Cozinha NESTLÉ

Passa a Passo - Massa de Biscoito - Como fazer


Massa de preparo rápido, é feita com 1 pacote de biscoito tipo maizena (200g), no lugar da farinha. Torta de limão com essa massa, fica uma delícia.
Comece triturando aos poucos os biscoitos num liquidificador, usando o modo pulsar, para que se forme uma farofa.
Image1Image2
Derreta numa panela, 1/2 pacote de manteiga (100g).
Depois que derreter, coloque a farofa de biscoitos e vá mexendo com uma colher de pau, até a manteiga incorporar e umedecer a farofa.
Image3
Misture bem até que a massa fique homogênea
Image4
Despeje a farofa numa forma que possa ir ao forno e com a mão espalhe a massa, pressionando um pouco, de maneira a forrar toda a forma. Com uma colher nivele a massa.
Image5
Leve ao forno em temperatura alta para assar por 15 minutos, ou até ficar dourado.
Pronto!
Com ela você poderá fazer uma torta de chocolate, limão, laranja, morango ou a fruta de sua preferência.
Obs: Todas as fotos dessa receita foram tiradas do blog :
Rainha do lar
mrec