Pão Pita com Za'atar

>
by Tati Alves
O za'atar é uma mistura de especiarias usada como condimento e originária do Oriente Médio, costuma estar composto de tomillo, zumaque (Rhus coriaria), sementes desésamo tostadas ou não tostadas e sal. E em algumas ocasiões empregam-se ervas tais como: Satureja montana, orégano, hisopo, comino, hinojo.
Tão fácil e tão delicioso! Esta receita de torradas de pão Pita com Zaatar você deve tentar.
Para uma refeição leve nesse verão aí do Brasil!

Ingredientes:
1 Pacote de pão pita aberto ao meio
350ml de Azeite de oliva extra virgem
4 Colheres de sopa de Za’atar ou zathar
Sal a gosto

Modo de fazer:
1. Pré-aqueça o forno em temperatura média
2. Abra os pães pita ao meio, leve para assar as partes na própia grelha do forno. Asse por uns 6 a 8 minutos ou até que doure.
3. Misture o óleo o zaatar e o sal em uma tigela e reserve.
4. Retire as torradas de pão Pita do forno e mergulhe rapidamente-as na mistura de Azeite com o Zaatar, retire e escorra em um papel toalha. (Todas as torradas devem ficar em pé p/ escorrer melhor o azeite). Se o azeite for acabando dentro da tigela pode repor com mais um pouco.
5. Depois de bem escorridas é só servi. Hummm… Delícia!

Sugestões: Sirva as torradas de pita morna ou em temperatura ambiente. Sirva com uma salada israelense ou grega. Eu sirvo também com Pasta de beringela (Babaganush) ou Patê de grão-de-bico (Homus).Fica D+!
Obs: Você pode encontrar o Tempero zaatar nas lojas de especiarias da culinária árabe ou libanesa.
Mas se você mora em são Paulo nos Supermecados Pão de Açúcar você encontra o Zaatar Libanês com Gergelim e Summac (ZEENNY 125g ) no valor de R$ 10,37
Fazendo em casa:

ZAATAR CASEIRO (TEMPERO SÍRIO)
150gs gergelim branco
150gs hortelã seca
150gs tomilho em pó
150grs de manjerona seca
150grs de oregano seco
150grs SUMMAC (RHUS CORIORIA) em pó
Misture bem todos os ingredientes, ponha num vidro esterilizado e bem seco, e guarde em lugar Fresco e seco. Dura bastante tempo. o Zaatar é excelente para acompanhamentos de pratos Sírios, pão sírio, coalhada (o chanclich, por exemplo, que são bolas de coalhada envoltas em Zaatar) e, principalmente, com azeite (pão, quibes etc.).

SUMMAC (RHUS CORIORIA)
Pó vermelho e ácido extraído das frutas da planta sumagre. Acelga recheada e tabule são alguns dos pratos preparados com este tempero. Sumak (Rhus corioria)Também conhecido como sumac ou sumagre, este pó tem gosto ácido de fruta silvestre. Vem das folhas vermelhas de um arbusto que cresce nas montanhas do Líbano. Enquanto no Ocidente é considerada apenas ornamental, os cozinheiros do Oriente Médio usam muito as espigas que a planta produz. Por ser amarga, foi usada pelos romanos antes de os limões terem chegado à Europa. É usada para temperar saladas e pastas, só para pratos frios por ter o gosto parecido com o do limão. Misturada com iogurte e ervas, tem um sabor leve e refrescante. Se misturada com azeite, pode servido com pão como aperitivo.
Esse pozinho vermelho tem um aroma muito diferente, alguns acham que parece cheiro de fruta silvestre, eu particularmente sinto cheiro de terra, de natureza.
by Verena

Um comentário:

sylribeiro disse...

que legal a receita de zattar, estava mesmo procurando por ela, valeu!

Minha Familia


Related Posts with Thumbnails

PASSO a PASSO Como fazer calda de caramelo

calda01Em uma panela grande, coloque 1 xícara (chá) de açúcar. Leve ao fogo baixo, deixando derreter suavemente.
calda02Quando estiver bem dourado, junte meia xícara (chá) de água fervente e mexa com uma colher de pau. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar.
calda03Forre com esta calda uma fôrma com furo central (19 cm de diâmetro).
calda04Despeje a mistura preparada (pudim, por exemplo) até no máximo 3 dedos abaixo da borda da fôrma caramelizada.
calda05Desenforme num prato de servir de bordas ligeiramente altas para que a calda não escorra. Se as bordas permanecerem grudadas, afaste-as delicadamente com as mãos ou com a ponta de uma faca, para o ar penetrar e o pudim desprender.
DICAS e TRUQUES Cozinha NESTLÉ

Passa a Passo - Massa de Biscoito - Como fazer


Massa de preparo rápido, é feita com 1 pacote de biscoito tipo maizena (200g), no lugar da farinha. Torta de limão com essa massa, fica uma delícia.
Comece triturando aos poucos os biscoitos num liquidificador, usando o modo pulsar, para que se forme uma farofa.
Image1Image2
Derreta numa panela, 1/2 pacote de manteiga (100g).
Depois que derreter, coloque a farofa de biscoitos e vá mexendo com uma colher de pau, até a manteiga incorporar e umedecer a farofa.
Image3
Misture bem até que a massa fique homogênea
Image4
Despeje a farofa numa forma que possa ir ao forno e com a mão espalhe a massa, pressionando um pouco, de maneira a forrar toda a forma. Com uma colher nivele a massa.
Image5
Leve ao forno em temperatura alta para assar por 15 minutos, ou até ficar dourado.
Pronto!
Com ela você poderá fazer uma torta de chocolate, limão, laranja, morango ou a fruta de sua preferência.
Obs: Todas as fotos dessa receita foram tiradas do blog :
Rainha do lar