Apresenta massa de consistência muito cremosa, obtida através de uma mistura de leite de vacas - alimentadas com uma ração especial de ervas e flores - e uma solução de ácido tartárico.
O queijo originou-se, aparentemente, na área entre Lodi e Abbiategrasso, no Oeste e no Sul de Milão, provavelmente, no final do século XVI ou início do século XVII.
Existem controvérsias quanto à origem do seu nome. Alguns estudiosos afirmam que o nome provém do termo espanhol más do que bueno (melhor do que bom), embora esta conclusão seja devida às observações feitas, à época, por militares espanhóis, quando a Lombardia era dominada pela Espanha. O nome pode ter origem, também, no termo mascarpa (queijo envelhecido), ou pode ter sido resultante do termo mascarpia que, no dialeto local, era a palavra que identificava a ricotta, uma vez que ambos os queijos são feitos por um processo idêntico. Há que se considerar, também, que o mascarpone pode ter sido originado como um subproduto de outros queijos.
Originalmente, era produzido no Outono e no Inverno, para o consumo imediato. Geralmente, o queijo é vendido logo ao término do processo de fabricação e deve ser consumido imediatamente. Se refrigerado, pode durar aproximadamente uma semana.
Fonte: Wikipédia
Para o Frango
Ingredientes:
1 Maço de Aspargos frescos
Filés de peito de frango
1 Cenoura cortada em tirinhas
Azeite e Manteiga para grelhar
Sal e tempero agosto
Para o Molho Mascarpone
Ingredientes:
1 Latinha de massa de tomate
2 Colheres de chá de orégano
3 Dentes de alho picados grosseiramente
50ml de azeite de oliva
100g de queijo mascarpone
Preparo do Frango:
Comece por temperar todos os filés a seu gosto Sobre uma tábua estique um a um e recheei com.Aspargo e a cenoura. Enrole-os (como um rocambole) fazendo uma trouxinha e feche com palitos. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Regue com 1 colher (sopa) de azeite e, assim que aquecer, junte a manteiga. Quando derreter, coloque os filés de frango para dourar e não mexa. Após 3 minutos, verifique o ponto levantando o filé com uma espátula (evite furar o filé com um garfo). Vire de lado e deixe dourar por mais 3 minutos. Quando os dois lados estiverem dourados, retire os filés da frigideira. Se os filés forem muito grossos, desligue o fogo e deixe-os na frigideira um pouco mais para ter certeza que o centro não ficou cru.
Preparo do molho Mascarpone:
Coloque o tomate, o orégano, o alho e o azeite numa panela e cozinhe por uns 30 minutos em fogo bem baixo. Transfira o molho para um processador e dê uma processada. Pegue uma panela limpa e transfira o molho para ela através de uma peneira. Dê uma leve esquentada no molho, acrescente o mascarpone e ajuste o sal. Derrame sobre os filés enroladinho e sirva.
Dica: Serve-se de imediato acompanhado com arroz branco e uma boa salada
Nenhum comentário:
Postar um comentário