Recipiente de vidro – de preferência 2 com tamanho de mais ou menos 500 ml ou mais .
Talheres – De silicone ou madeira
Balança – para pesar os ingredientes.
Ingredientes :ÁguaDeverá usar água mineral de compra ou água sem cloro/filtrada. Tal como no caso da farinha, o uso de água que tenha cloro irá dificultar a fermentação e por consequência será quase impossível obterem fermento natural. Aconselho em caso de dúvida usarem água mineral de compra.Farinha – neste caso conjunto de duasEnquanto que para fazer fermento natural pode usar qualquer farinha desde que não branqueada. No caso do fermento sem glúten irão ter melhores resultados no usando um conjunto de duas.O sarraceno – dá-lhe estrutura por ser espessa e corpoA farinha de arroz – para dar leveza tanto à massa e ao fermento por ser mais leve.
Ingredientes :
Água
Deverá usar água mineral de compra ou água sem cloro/filtrada. Tal como no caso da farinha, o uso de água que tenha cloro irá dificultar a fermentação e por consequência será quase impossível obterem fermento natural. Aconselho em caso de dúvida usarem água mineral de compra.
Farinha – neste caso conjunto de duas
Enquanto que para fazer fermento natural pode usar qualquer farinha desde que não branqueada. No caso do fermento sem glúten irão ter melhores resultados no usando um conjunto de duas.
O sarraceno – dá-lhe estrutura por ser espessa e corpo
A farinha de arroz – para dar leveza tanto à massa e ao fermento por ser mais leve.
Receita
Massa mãe sem glúten:
Primeiro dia
Misture uma 25 grs de farinha de arroz (branca ou semi-integral) 25 grs de farinha de trigo sarraceno e 50 grs de água mineral ou filtrada. Mexa vigorosamente, certificando-se de raspar as laterais e incorporar tudo.
Tape sem fechar o frasco e guarde num armário quentinho e que não abra muito.
Isto vai ajudar a que não tenha alterações bruscas de temperatura. Deixe descansar por 24 horas.
Nos dias 2, 3, 4 e 5 – de 24 em 24 h
Coloque num frasco 50 grs da mistura anterior e 25 grs de farinha de arroz (branca ou semi-integral) 25 grs de farinha de trigo sarraceno e 50 grs de água mineral ou filtrada. Descarte o restante que sobrou ou aproveite para uma receita de descarte.
Mexa bem e cubra o frasco sem fechar. Repita todos os dias.
Nos dias 6 e 7 – de 12 em 12h
Nos dias seis e sete, faça o mesmo:
Coloque num frasco 50 grs da mistura anterior e 25 grs de farinha de arroz (branca ou semi-integral) 25 grs de farinha de trigo sarraceno e 50 grs de água mineral ou filtrada. Descarte o restante que sobrou ou aproveite para uma receita de descarte.
Mas alimente-o a cada 12 horas, em vez de a cada 24.
Ao fim do dia 7 já deverá ver bolinhas uniformes e o fermento deverá estar pronto.
É normal ter cheiro a azedo, álcool, acetona e avinagrado, mas não é normal ter bolor por exemplo, se tiver descarte e comece de novo.
Um fermento estável é um fermento que tem atividade bem visível, com bolinhas de lado e em cima, que duplica o tamanho ou triplica de tamanho e tem um cheiro bem característico de fermentação.
O cheiro a azedo farinha da altura em que o cheirar, se acabou de o alimentar terá mais cheiro a farinha e passado 24h já cheirará a azedo da fermentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário